Em 1921,sentia-se a necessidade de comemorar o centenário da independência do Brasil no ano seguinte. Seria feita uma homenagem ao Cristo Redentor, mas até então não sabia-se o lugar e o que, de fato o representaria. O lugar vencedor foi o Corcovado, no Rio de Janeiro e em 12 de outubro de 1931, um monumento foi inaugurado tendo seu desenho feito por Carlos Oswald e sua execução sob a responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski.
Nem sou carioca, mas mesmo como brasileiro tenho certa admiração pela imponência da estátua. Acredito sim, que os brasileiros, principalmente os nascidos no Rio de Janeiro tiveram uma massagem no ego em ver mais um adereço em sua cidade e turistas chegando de várias partes do mundo para apreciar sua beleza. Beleza apenas endossada pela estátua do Cristo Redentor. A cidade é, de fato, linda! Já estive lá algumas vezes. Existe algo diferente que me atrai lá.
Enfim, o Cristo Redentor virou atração nacional e mundial. Visitar o Rio de Janeiro e não marcar presença no Corcovado, é o mesmo que não ter ido. Os que têm sorte, conseguem até uma foto com a estátua servindo de cenário (os que não têm sorte, precisam dividir espaço com os outros turistas que também tentam levar de lembrança suas fotografias com o Jesus que está de braços abertos sobre a Guanabara).
Em 2007, o Cristo venceu! Vocês nem imaginam o quanto soa estranho pra mim ouvir isso. O Cristo venceu! Em 2007?! Rs Enfim... O Rio de Janeiro e o carioca têm agora sua auto-estima elevada, sentem-se mais valorizados e até mudam a cara da cidade, tornando-a mais tranqüila, segura... [Ah, se não fosse a Rede Globo pra nos acalmar assim, não é?!]
Hoje o Cristo Redentor é uma das maravilhas do mundo! Será o cumprimento da promessa de Isaías que dizia que seu nome será Maravilhoso, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz? Essa história é mais antiga... Há mais de 2000 anos Deus enviou seu Filho e muitas pessoas tiveram experiências extraordinárias com ele. E olha que ele nem foi tão aclamado por todos... Mas venceu.
Venceu há tanto tempo... Numa cruz. Vence! Vencerá!
Meus medos, frustrações, pecados... Tem vencido.
Jesus Cristo, não o monumento, é o maravilhoso de toda a terra. Aquele que mantém os braços abertos "abençoando" o Rio de Janeiro não tem conseguido fazer muito para controlar o caos em que vive aquela linda cidade. Sonho com o dia em que os brasileiros vão erigir um lugar ainda mais imponente em seus corações para que o verdadeiro Cristo habite.
Enquanto isso não acontece, visitemos aquela linda cidade e aproveitemos a paz passageira que esse título pode trazer. Mais que isso, os brasileiros precisam ouvir mais sobre a história do Cristo. O que ele tem feito até os dias de hoje, além de atrair turistas ao Brasil.
Parabéns, cariocas e brasileiros. Temos uma "maravilha" em nosso meio. Quão bom seria se essa maravilha estivesse bem dentro de todos nós!